Aprenda como harmonizar vinho e peixe

Avalie este item
(1 Voto)

Para fazer a harmonização de vinhos e peixes, é preciso analisar a carne do pescado com cuidado. Isso porque, alguns peixes tem um sabor intenso ou neutro que pedem vinhos mais delicados.

Apesar dos vinhos com rótulos brancos serem a primeira escolha, é preciso ficar atento às especificidades de cada peixe. Pensando nisso, elaboramos esse artigo com dicas de combinação para os principais tipos de pescado que existem. Saiba mais:

Salmão
A harmonização de vinhos e peixes sofisticados, como o salmão, exige uma atenção especial.

Como o salmão é um pescado com sabor marcante, ele exige o acompanhamento de um vinho tinto leve. As melhores opções são o Pinot Noir, Syrah ou um rosé, sendo espumante ou não.

Mas, se você for consumir o salmão no sushi ou sashimi, por exemplo, uma boa opção são os vinhos espumantes, como o Brut. Dessa maneira, é possível deixar o sabor mais leve e gostoso.

Polvo
Como o polvo é um fruto do mar com sabor neutro, ele pode ser acompanhado por vinhos brancos ou tintos. Mas atenção, a harmonização também irá ser influenciada pelo tipo de preparo desse fruto do mar.

Nesse caso, as dicas são:
● Polvo cozinhado com vinho tinto não pode ser acompanhado com o vinho branco;
● Polvo à lagareiro é ideal com vinho tinto leve;
● Polvo preparado com molho verde deve ser acompanhado com vinho branco ácido.

Tilápia
A Tilápia é um peixe que está presente em uma variedade de pratos deliciosos. Essa carne tem um sabor leve e é preferida pelos clientes, por não ter espinhos e ser fácil de preparar.

Para harmonizar vinho e peixe, você precisa optar por uma bebida como o Pinot Grigio. Outra opção mais sofisticada é um vinho espumante, com ele você consegue limpar o paladar.

Dessa maneira, você pode aproveitar uma refeição com um peixe saboroso e um vinho leve acompanhando.

Atum
O atum é um pescado sofisticado e saboroso, principalmente quando ele é consumido fresco. Para aproveitar a textura e sabor dessa carne você precisa de um vinho suave.

Os especialistas recomendam vinhos como o Carbenet Franc, Pinot Noir ou Syrah para acompanhar o atum fresco. Com eles, o seu paladar irá ser suavizado após consumir um pedaço de atum.

Bacalhau
Os pratos com bacalhau são realmente de dar água na boca em qualquer pessoa. Não importa se ele é servido sozinho ou como recheio de algum petisco, ele sempre é uma boa pedida.

Para harmonizar vinho e peixe corretamente você precisa investir em uma bebida portuguesa. Os vinhos verdes produzidos no país, conseguem intensificar o sabor do bacalhau, por isso são os mais indicados.

Outra opção são os vinhos com rótulos brancos, eles combinam perfeitamente com sabores neutros de peixe como o bacalhau.

Frutos do Mar
Harmonizar vinhos com frutos do mar é um desafio para a maioria das pessoas. Isso se torna ainda mais complicado, quando temos que combinar pratos como a Paella com um bom vinho.

Mas diferente do que você imagina, a harmonização com a Paella é bem simples. Para não errar, opte por vinho tinto espanhol, ele conseguirá equilibrar a mistura dos sabores dos frutos do mar desse prato.

Dicas para harmonizar vinho e peixe
Como você pode perceber, harmonizar vinho e peixe não é uma tarefa difícil. Para fazer uma boa composição, é necessário tomar alguns cuidados básicos na escolha, como por exemplo:

- Verifique as características da carne do pescado e o sabor dele;
- Observe o acompanhamento do prato do peixe e escolha o vinho adequado;
- Fique atento também ao modo de preparo, pois eles alteram o sabor do peixe.

Compartilhe nas redes sociais:

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.