Descubra como preparar peixe de forma 100% saudável

Avalie este item
(0 votos)

Dominar as técnicas de como preparar peixe de forma saudável irá fazer com que você elabore pratos nutritivos e muito saborosos. Afinal, apesar do peixe ser um alimento rico em proteínas e vitaminas, elas podem ser perdidas a depender do seu modo de preparo.

Para que isso não aconteça com você enquanto prepara o seu peixe, selecionamos os métodos mais saudáveis de cozimento dos peixes. Coloque-as em prática e aproveite todo o sabor e nutrientes dessa deliciosa carne.

Quais os modos de preparar peixe de forma saudável?

Preparar peixe de forma saudável é muito importante para aumentar os benefícios que essa carne pode proporcionar a organismo. Ela é uma rica fonte de Ômega 3 e gorduras que fazem bem a saúde.

Seu consumo adequado contribui para a prevenção de doenças cardiovasculares e estimula o bom funcionamento do cérebro. Para garantir todos esses benefícios, confira abaixo os melhores métodos de cozimento do peixe:

Cozinhado

Considerado uma das principais maneiras de preparar o peixe de forma saudável, visto que não é necessário acrescentar nenhum tipo de gordura ou ingrediente calórico na sua preparação.

Entretanto, essa forma faz com que o alimento perca as vitaminas C e aquelas do complexo B, que são dissolvidas na água. Para preservar os nutrientes, a cor, o aroma e a textura, cozinhe no vapor ou utilize pouca água e só adicione o peixe quando ela já estiver fervendo

Grelhado

Além de saudável e prática, as preparações grelhadas ficam crocantes e saborosas. Uma pesquisa de Harvard concluiu que consumir peixe grelhado de uma a quatro vezes por semana reduz os riscos de infarto em pessoas acima de 65 anos.

A maior vantagem desse tipo de preparação é que ela consegue preservar todos os nutrientes do alimento. A melhor forma de grelhar é aquecer bem a grelha e só então adicionar o peixe. Assim a proteína formará uma crosta que ajudará a reter os nutrientes.

Assado

Assim como da forma grelhada, o peixe assado não utiliza água ou óleo na sua preparação, o que conserva seus nutrientes. O problema desse modo de preparo é que ele pode ressecar o peixe e, dessa forma, prejudicar seu sabor.

Para evitar que isso aconteça, regue com um molho saudável, e, se possível, envolva-o em couve e alface. Utilizar papel manteiga também pode ajudar a manter a textura.

Cru

O peixe cru é o ingrediente principal da culinária japonesa e preserva todos os nutrientes dessa carne. Isso porque, ele não é submetido a nenhuma etapa de cozimento.

Entretanto, é preciso ter cuidado redobrado na hora de comprar para pegar sempre as peças mais frescas.

Quais as formas não-saudáveis?

Agora que você aprendeu como preparar peixe de forma saudável é preciso conhecer os métodos que mais prejudicam a saúde:

Frito

Essa é a forma de preparação preferida da população, principalmente por ser muito saborosa, mas possui muitas gorduras.

Qualquer óleo mesmo, os de milho, soja, girassol, oliva e linhaça, se transformam em gorduras trans quando submetidos a temperaturas altas. Nesse caso, o “badejo” ou “namorado” são indicados por serem mais leves e não acrescentam muita gordura ao prato.

À milanesa

Esse modo consegue ser ainda mais calórico do que o frito, pois é preparado com farinha e o ovo para empanar e mais óleo para fritar. Ele ocupa o final da lista de opções para quem quer uma vida saudável e, mesmo assim, seu consumo deve ser esporádico.

Ainda pensando em não passar tanto da conta no valor calórico, o peixe “badejo” ou namorado são os indicados para esse preparo.

Como é possível notar, existem várias técnicas de como preparar peixe de forma saudável, preservando o sabor e seus nutrientes. Nossa recomendação é que você priorize esses métodos e deguste o melhor que há dessa carne.

Mantenha o cuidado de não prepará-la nos modos não saudáveis. Pois algumas podem ser extremamente calóricas, comprometendo a característica de um alimento saudável que você está procurando para a sua dieta.

Compartilhe nas redes sociais:

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.