Mitos e verdades sobre os frutos do mar

Avalie este item
(1 Voto)

Deliciosos e nutritivos, esses são os frutos do mar. Com uma grande variedade de sabores e preços, este alimento faz parte do dia a dia dos brasileiros, principalmente dos que residem no litoral.

No entanto, apesar de serem deliciosos eles ainda são alvos de muitos mitos e crendice popular. Isso faz com que muitas pessoas deixem de elaborar refeições deliciosas com os frutos.

Para ajudar você a conhecer melhor esse grupo de alimentos e ingeri-los com maior segurança, reunimos neste artigo algumas informações importantíssimas. Vamos aprender mais sobre isso?

Mitos sobre os frutos do mar
Consumir frutos do mar ainda é algo que causa dúvida em muitos brasileiros. Isso não poderia ser diferente, pois existem mitos que causam um medo no momento de preparar esses frutos.

São hipercalóricos?
Comparados com a carne vermelha, eles não representam risco algum aos ponteiros da balança. Quando preparados cozidos ou grelhados têm a metade das calorias de um bife com o mesmo preparo.

A questão aqui é tomar cuidado com fritos e empanados, pois além de terem um pouco mais de calorias, apresentam gordura extra, que o nosso organismo não precisa.

Já que optar pelos frutos do mar é, principalmente, por uma questão de saúde, válido mesmo é um preparo que não reduza seus nutrientes.

Prejudica a saúde?
É verdade que existem muitas pessoas alérgicas a camarão, siri ou lagosta. O primeiro realmente é rico em colesterol, por isso, deve ser consumido com moderação.

Porém, esse fato não faz com que sejam prejudiciais. Pelo contrário, eles são ricos em vitamina B, proteína, minerais, cálcio, iodo e zinco.

Para aproveitar todos os seus benefícios é só estar atento ao preparo mais adequado e a frequência de consumo.

Grávidas não podem comê-los?
Salvo recomendações médicas em casos específicos, toda mulher em estado de gravidez pode alimentar-se de frutos do mar. O cuidado é somente no preparo.

Os alimentos devem estar bem limpos e cozidos. Assim, se evita uma indigestão ou infecção intestinal.

Verdades sobre os frutos do mar
Desmistificadas algumas crendices é hora de saber as verdadeiras informações acerca do consumo deste tipo de carne. São elas:

Grávidas e crianças não podem comer peixe cru
As carnes que não passam pelo processo de cozimento tendem a possuir microrganismos que podem ser transmissores de doenças. Porém, isso só acontece em organismos muito jovens, sem defesas naturais.

Por isso, se diz que crianças e grávidas não devem ingerir os frutos do mar quando crus. Há também aqueles que sofrem de indigestão, principalmente pela falta de costume de comer peixe sem cozimento algum.

Previnem doenças
O ômega 3 é uma substância anti-inflamatória, que desacelera o envelhecimento das células e ajuda na fixação do cálcio pelo organismo.

Ele é facilmente encontrado na deliciosa carne de peixes, principalmente os que vivem nas águas frias e profundas.

Além disso, são riquíssimos em vitaminas A e D que combatem e previnem câncer, problemas cardíacos e demências.

Salmão reduz a flacidez
Pescoço, braços, pernas e bumbum são partes do nosso corpo que tendem a ficar flácido com o passar dos anos ou pela perda e ganho de peso.

Sendo o pesadelo de muitos, eis uma boa notícia: os frutos do mar ajudam a combater a temida flacidez. O motivo é o fato de que substâncias neles presentes auxiliam na produção do colágeno.

Esse é um componente de suma importância para que a pele fique mais firme. Além disso, também reduzem a retenção de líquidos.

Compartilhe nas redes sociais:

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.